Principal Nacional As ‘impressões digitais’ do vento mostram como Ida acabou por ser um tipo de tempestade muito diferente do Katrina

Os furacões Ida e Katrina atingiram a mesma área geral da Costa do Golfo com 16 anos de diferença, mas foram duas tempestades muito diferentes.

Katrina foi um gigante que passou dias agitando as águas do Golfo. Ida foi uma arrivista rápida e poderosa. Uma olhada na impressão digital de cada tempestade logo antes do desembarque oferece pistas de como isso afetaria as pessoas em seu caminho.

Na pior batalha desde o Katrina, os diques de Nova Orleans permanecem firmes

A velocidade é importante, mas o tamanho também

Ida atingiu Louisiana em 29 de agosto como uma forte categoria 4 na escala Saffir-Simpson, com ventos máximos de cerca de 150 mph - muito mais elevados do que os ventos máximos de 125 mph do Katrina, uma categoria 3.

qual raça é a mais inteligente

Os residentes de Dulac, Louisiana, se sentem sortudos por estarem vivos depois que o olho do furacão Ida passou bem sobre sua pequena cidade em 29 de agosto, deixando quase nenhuma casa intocada. (Whitney Leaming, Spike Johnson / The Washington Post)

Mas a velocidade do vento conta apenas uma parte da história destrutiva de um furacão.

Uma imagem mais completa vem de olhar para toda a amplitude de seu campo de vento - e a energia que ele contém. Usando dados de satélites, monitores de solo e aviões militares caçadores de furacões, os analistas podem medir o tamanho de uma tempestade e calcular sua energia cinética integrada, que é basicamente uma maneira de quantificar sua potência total, e não apenas a velocidade do vento ao redor de seu olho .

Cada um desses campos de vento é como uma impressão digital, disse Michael Kozar, meteorologista que modela e analisa dados de tempestades para a empresa de análise de risco RMS. Cada um é único para a tempestade, e é por isso que cada tempestade produz uma quantidade única de perdas e tem impactos exclusivos.

fotos formais de família em vermelho e preto

Eles se movem em velocidades diferentes, atingem a costa em ângulos diferentes e cada um desses detalhes aparentemente pequenos pode fazer uma enorme diferença quando se trata de pessoas no solo, disse ele. Uma tempestade muito grande com ventos moderados pode conter mais energia cinética integrada do que uma tempestade intensa, mas pequena, e pode criar estragos para as pessoas em terra de uma maneira diferente.

Por exemplo, o campo de vento de Katrina revela que ele continha mais do que o dobro da energia de Ida. Essa energia é expressa em terajoules. Katrina tinha 116 terajoules, enquanto Ida tinha 47 terajoules. Uma das tempestades mais poderosas por esta medida a atingir os Estados Unidos foi Sandy em 2012, disse Kozar. Sua equipe calculou sua energia em 330 terajoules.

Comportamento e trajetória contam também

Ida não era nem mesmo um furacão até o final de 27 de agosto, mas se intensificou rapidamente na água quente antes de atingir o continente um dia e meio depois em Port Fourchon, no sul da Louisiana.

O Katrina, por outro lado, atingiu a Flórida como um furacão de categoria 1, depois passou três dias inteiros ganhando força sobre o Golfo do México, tornando-se um furacão de categoria 5, com ventos de até 175 mph. Mesmo que tenha enfraquecido conforme se movia em direção à terra, a tempestade teve tempo de sobra para gerar a enorme tempestade de 6 metros que empurrou para a costa. Foi essa onda que causou o maior dano, ultrapassando diques e inundando comunidades costeiras, incluindo grande parte de Nova Orleans. Mais de 1.800 pessoas morreram.

Uma ligeira mudança na direção do vento significa diferentes desastres para os subúrbios de Nova Orleans

Normalmente, disse Kozar, o pior perigo ocorre em lugares que estão do lado direito das tempestades, onde os ventos mais fortes e a maior parte da água tendem a estar. Esse seria o lado leste se uma tempestade estiver viajando para o norte. A destruição de Ida ainda está sendo avaliada, mas danos extensos à rede elétrica e grandes inundações ocorreram em áreas que ficavam a leste de seu caminho.

O comportamento de uma tempestade é outro fator.

genesis ii igreja de saúde e cura

Harvey causou muitas inundações na área de Houston em 2017 porque parou perto da costa, despejando vários metros de chuva em muitos lugares. Em contraste, Andrew foi um furacão muito menor e mais rápido que levou apenas algumas horas para atravessar o sul da Flórida em 1992, mas seus ventos de categoria 5 destruíram bairros inteiros.

Katrina moveu-se relativamente devagar no golfo, mas acelerou após o desembarque. Ida fez o oposto.

Entrevista de Anderson Cooper com o prefeito de Las Vegas

Louisiana vê pela primeira vez a devastação causada pelo furacão Ida

Sobre este artigo: A análise de campo de vento por RMS é baseada em medições da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional, Caçadores de Furacões da Força Aérea, Equipe de Pesquisa de Furacões Texas Tech e Grupo de Danos ao Vento da Universidade da Flórida. Informações adicionais vieram das páginas do Serviço Nacional de Meteorologia sobre furacões Katrina e Andrew . Imagens do Sentinel 1 via Copernicus EU.

Jason Samenow contribuiu para este relatório.