Principal Mix Matinal ‘Não temos certeza de como isso passou’: Utah investiga se é necessário retirar a placa vanity ‘DEPORTM’ de um motorista

Matt Pacenza estava acostumado a ver placas de carros extravagantes nas estradas de Salt Lake City que celebravam o amor dos motoristas por esquiar, cachorros ou a Universidade de Utah. Mas quando ele parou atrás de um Honda SUV na semana passada, o professor de inglês do ensino médio ficou chocado com o que estava lendo na frente dele.

ted bundy e zac efron

DEPORTM, leia a placa do carro, estampada em uma moldura preta com os lemas da bandeira de Gadsden: Não pise em mim e Liberdade ou Morte.

Pacenza tuitou uma foto da placa vaidade na quinta-feira, pedindo às agências de Utah que esclarecessem como o DEPORTM foi autorizado a chegar à estrada.

Como esta placa que acabei de ver não viola suas diretrizes? ele perguntou em um tweet .

Agora, a reação online do DEPORTM, uma mensagem descrita por alguns como horrível e odiosa, resultou no debate do estado esta semana se deve lembrar o prato de vaidade por carregar conotações ofensivas ao bom gosto e decência ou que podem ser enganosas ou expressando desprezo, ridículo ou superioridade de uma raça, religião, divindade, herança étnica ou afiliação política.

Tammy Kikuchi, porta-voz da Utah State Tax Commission, a agência que supervisiona a aprovação das placas personalizadas, disse à mídia local que não está claro como, em um estado onde mais de 1.000 placas personalizadas foram rejeitadas nos últimos cinco anos, DEPORTM foi aprovado em 2015.

Não temos certeza de como isso passou, Kikuchi disse ao Salt Lake Tribune . Estamos realmente muito surpresos.

As notícias em torno da placa do carro, relatadas pela primeira vez pelo Tribune, são as mais recentes a questionar se as placas personalizadas são consideradas liberdade de expressão ou devem ser submetidas ao escrutínio do governo.

como é o judeu

Quando Pacenza viu a placa vaidade pela primeira vez na semana passada, ele disse que parecia significativamente diferente em comparação com algumas das outras placas personalizadas mais divertidas que viu pela cidade.

maior abóbora do mundo

A mensagem saltou para mim por causa de quão agressiva, conflituosa e política era a mensagem, disse Pacenza ao Tribune.

A existência da placa é talvez mais surpreendente dada a supervisão estrita do estado em negar placas que são vulgares, depreciativas, profanas ou obscenas, de acordo com o Departamento de Veículos Motorizados de Utah . Alguns exemplos de placas personalizadas rejeitadas em Utah, citados pela mídia local, fizeram referências a uma variedade de assuntos delicados ou maliciosos, como crimes violentos, órgãos genitais e grupos de ódio.

Logo após Pacenza postar a foto, ele chamou a atenção de legisladores estaduais de ambos os lados do corredor, que pediram clareza sobre um processo que permitia o DEPORTM na estrada.

Um cidadão comum tem o direito de primeira emenda de dizer coisas ofensivas. O Estado não faz, e tem regras sobre placas, tweetou o senador estadual Daniel W. Thatcher (R). Eu acredito que essas regras foram violadas aqui. Esperançosamente a Comissão de Impostos concorda.

Então, seu colega democrata no Senado de Utah, a senadora estadual Luz Escamilla, anunciado que os legisladores discutiriam na quarta-feira o que é necessário para negar pratos personalizados e como a lei está sendo interpretada.

Atualmente, se uma placa for recolhida em Utah, o motorista deve responder dentro de 15 dias após ser notificado e selecionar uma placa personalizada diferente, de acordo com KSL . O proprietário da placa também pode entrar com recurso.

Os estados têm debatido se as placas de carros personalizadas são protegidas pela Primeira Emenda nos últimos anos - e os resultados têm sido mistos. Como professor de direito da UCLA, Eugene Volokh recentemente observado , Maryland e Kentucky governaram em 2016 e 2019 , respectivamente, que as placas personalizadas são protegidas como liberdade de expressão. Essas decisões vieram depois que a Suprema Corte de Indiana foi na direção oposta 2015 , dizendo que as placas dos carros há muito são usadas para fins governamentais.

entrevista de anderson cooper com carolyn goodman

Já Pacenza, o professor que primeiro tuitou sobre a placa em questão, está orgulhoso que os legisladores estejam se manifestando, sustentando que o DEPORTM não deveria ser permitido.

Acho que há uma ampla gama de opiniões em Utah quando se trata de uma questão como a imigração, e isso é uma coisa boa, disse ele ao KSL. Acho que é bom viver em um lugar onde podemos nos expressar livremente e ter um conjunto diversificado de atitudes sobre questões complexas, mas não me parece que as placas dos carros sejam o lugar certo para isso.