O homem do Texas que planejou um 'evento de vítimas em massa' no Walmart tinha armas de assalto, símbolos racistas, disse a polícia

Coleman Thomas Blevins, 28, escreveu em um fórum online sobre seus planos de conduzir um tiroteio em massa em um Texas Walmart, disse a polícia.

Na semana passada, Coleman Thomas Blevins se conectou a um fórum online para confessar um plano ameaçador, disse a polícia: O jovem de 28 anos de Kerrville, Texas, iria invadir um Walmart e atirar no local.

meu cachorro é meu melhor amigo

Mas um policial disfarçado interceptou a mensagem. Depois de consultar o FBI, a polícia rapidamente rotulou Blevins como uma ameaça à segurança nacional.

Na sexta-feira, o Gabinete do Xerife do Condado de Kerr prendeu Blevins e o acusou de fazer uma ameaça terrorista - frustrando um cenário possivelmente mortal, disse a polícia. As autoridades disseram que mais tarde encontraram armas e materiais racistas e extremistas em sua casa.

Nossos investigadores fizeram um trabalho notável neste caso, e possivelmente salvou muitas vidas, disse o xerife Larry Leitha em um comunicado à imprensa no domingo. A trama interrompida neste caso é impensável.

Os números terríveis que crescem com cada tiroteio em massa

A prisão ocorre em meio a uma série de tiroteios em massa em todo o país. No Dia das Mães, um atirador em Colorado Springs matou seis pessoas em uma festa de aniversário e depois apontou a arma para si mesmo. Em meados de abril, um jovem de 19 anos atirou fatalmente em oito pessoas em uma fábrica da FedEx em Indianápolis. Outros tiroteios em massa em Atlanta e Boulder deixaram essas cidades cambaleando.

O ataque a uma mercearia King Soopers em Boulder, Colorado, é o mais recente em um estado que tem sido desproporcionalmente atormentado pela epidemia de violência armada. (Luis Velarde / The Washington Post)

O Texas já foi palco de um ataque mortal a um Walmart. Em 2019, um homem armado de 21 anos brandindo um rifle de assalto invadiu um El Paso Walmart e matou 22 pessoas, disseram as autoridades, no que as autoridades chamaram de crime de ódio e terrorismo doméstico. Nas semanas anteriores ao incidente que abalou a cidade fronteiriça, o atirador escreveu um manifesto usando linguagem emprestada de grupos extremistas, disseram as autoridades.

Blevins já havia sido condenado por um crime e estava em liberdade condicional, disse a polícia. Não está claro qual foi o crime ou há quanto tempo ele está em liberdade condicional, mas uma das condições para sua libertação foi que ele foi proibido de possuir armas, disse Leitha.

A polícia começou a monitorar Blevins em um fórum online, que não é mencionado nos documentos judiciais, no início da semana passada. Os policiais disfarçados trabalharam para obter um relacionamento com Blevins no fórum, de acordo com o gabinete do xerife.

Durante o período de investigação, os investigadores da KCSO fizeram contato e conversaram com Blevins, confirmaram sua filiação e rede com ideologias extremistas, disse o gabinete do xerife.

Então, na quinta-feira, o escritório do xerife, com a ajuda da divisão de investigações criminais do Departamento de Segurança Pública do Texas, interceptou uma mensagem de Blevins indicando que ele estava se preparando para perseguir um evento de vítimas em massa e fez uma ameaça específica que incluía o Walmart, disse o escritório do xerife .

Tiroteios nunca pararam durante a pandemia: 2020 foi o ano de violência armada mais mortal em décadas

como controlar a ovulação

Os investigadores da divisão de operações especiais do condado ligaram para o FBI, que confirmou que Blevins estava falando sério sobre a ameaça.

Com a ajuda do FBI, do Departamento de Polícia de Kerrville e do Serviço Secreto, o escritório do xerife prendeu Blevins na sexta-feira em Kerrville, uma cidade com mais de 23.700 habitantes a cerca de 110 quilômetros a noroeste de San Antonio. Blevins foi autuado na Cadeia do Condado de Kerr com fiança de US $ 250.000. Os registros da prisão não indicam se ele tem advogado. Ele também pode enfrentar acusações federais do FBI ou de outras agências federais, disse o gabinete do xerife. Não está claro quando Blevins é devido ao tribunal.

Após a prisão, a polícia vasculhou a casa de Blevins, onde encontrou uma arma de assalto, munição, notas manuscritas, drogas e parafernália de ideologia racial , disse a polícia.

Os oficiais também encontraram várias bandeiras, incluindo uma bandeira da Confederação, uma bandeira da Arábia Saudita e uma com uma suástica e um Engrenagem solar , um símbolo nórdico que foi apropriado pelos nazistas. Havia também um Falangista bandeira, que já representou o grupo nacionalista extremista durante a guerra civil da Espanha em 1936.

A polícia também encontrou vários livros ligados ao extremismo, incluindo The Turner Diaries , um romance de direita que supostamente inspirou dezenas de ataques terroristas e crimes de ódio, incluindo o atentado de Oklahoma City em 1995 e Revolt Against the Modern World, de Julius Evola , um escritor e filósofo italiano de extrema direita que escreveu sobre o fascismo nas décadas de 1920 e 1930 e que costuma ser citado por extremistas domésticos. Havia também uma camiseta com o símbolo do Movimento Partidário Nacional , um grupo online destinado a preparar a próxima geração de membros de extrema direita.

Esse caso nos lembra que precisamos estar sempre vigilantes, disse Leitha, a xerife, no comunicado. Muitos pensam que ‘isso não pode acontecer aqui’, e estava a caminho de acontecer.