Ainda está perdendo sua vida pré-pandêmica? Veja como seguir em frente, de acordo com especialistas

HelloGiggles conversou com um coach de vida e um terapeuta sobre como devemos lamentar saudavelmente a perda de nosso estilo de vida pré-pandêmico antes de nos ajustarmos ao nosso novo normal. Leia os conselhos de especialistas aqui.

conselho do treinador de vida conselho do treinador de vidaCrédito: Getty Images

Quando você ouve a palavra ' pesar , 'você provavelmente o associa a grandes perdas, como separações ou o morte de um ente querido . No entanto, todos os tipos de finais - grandes ou pequenos - justificam luto. Caso em questão: embora já tenham se passado sete meses, você ainda pode estar de luto pela perda de seu estilo de vida pré-pandêmico. E se você negar o fato de que esta é uma perda legítima que requer um período de luto , você provavelmente não conseguirá se adaptar totalmente à sua nova vida cotidiana.

'Desde o início da pandemia, nosso & aposnormal & apos morreu, e mesmo quando isso acabar, não vamos voltar à vida exatamente como a conhecíamos antes,' treinador de vida Holley Gerth diz HelloGiggles. 'Nós terminamos com rotinas reconfortantes e familiares em todas as áreas de nossa existência - do trabalho à escola e simplesmente como fazemos compras no supermercado. Nós nos afastamos de uma sensação de segurança que sempre esteve conosco durante toda a nossa vida. '

Ao contrário de finais bem definidos, como mortes ou separações, nosso estilo de vida pré-pandêmico se desfez em pedaços, sem oferecer encerramento satisfatório . Para piorar, não há fim à vista para o estado atual de nossas vidas. Essa linha confusa entre o que perdemos e o que ainda resta torna a situação difícil de processar.





“Não temos meios formais de lamentar essa situação, como um funeral quando estamos cercados por pessoas que nos apoiam”, ressalta Gerth. 'Em vez disso, estamos todos descobrindo isso de maneiras confusas e imprevisíveis, e muitas vezes fazendo isso longe de nossos sistemas de suporte (pelo menos fisicamente).'

Quando estamos nos sentindo deprimidos, é fácil usar a desculpa de que 'as coisas poderiam ser muito piores' para evite nossas emoções negativas —Especialmente durante uma pandemia global, quando milhões de pessoas estão sofrendo e mais 200.000 pessoas morreram . Embora seja importante manter a perspectiva de nosso privilégio, afastar emoções como raiva e tristeza não adianta nada a longo prazo.



'Quando nos recusamos a experimentar a dor, na verdade limitamos nossa capacidade de alegria', explica Gerth. 'Uma vida plena significa experimentar e respeitar plenamente a gama de emoções humanas. Quando nos damos espaço para o luto, estamos escolhendo aparecer em nossa própria vida, mesmo que isso signifique aceitar que parece diferente do que antes. '

A vida em meio à pandemia de coronavírus (COVID-19) é um território desconhecido para todos. Para aprender como sofrer de maneira saudável o nosso estilo de vida pré-pandêmico e, eventualmente, se adaptar ao nosso novo, HelloGiggles conversou com um coach de vida e um terapeuta para obter duas perspectivas diferentes sobre a situação. Esses especialistas deram seus conselhos sobre como podemos fechar a porta para nossa vida pré-pandêmica e abrir a porta para a nova sem nos sentirmos pressionados a fazê-lo.

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Conselho de um coach de vida:

HelloGiggles conversou com Gerth, que tem mestrado em aconselhamento. Ela ofereceu cinco dicas para percorrer o processo de luto e, ao mesmo tempo, avançar para a criação de um novo normal saudável.



1. Reconheça o que está acontecendo.

Qualquer pessoa familiarizada com os cinco estágios do luto sabe que o primeiro estágio é a negação - e quando a pandemia atingiu pela primeira vez, estávamos definitivamente em negação. Era uma situação inacreditável e por semanas - talvez até meses - nos recusamos a admitir que era uma realidade, esperando que nossas velhas vidas ressurgissem. Mas agora está claro que a vida não será como antes - e precisamos reconhecer esse fato para seguir em frente.

'Até que reconheçamos e honremos o que perdemos, não seremos capazes de realmente encontrar o nosso caminho a seguir', diz Gerth. 'Quando evitamos nossas emoções, geralmente é por medo. Se sentimos, então o que está acontecendo deve ser real. '

'É um ato de coragem realmente sofrer.'

Holley Gerth

Reserve um tempo para sentar e simplesmente sentir suas emoções: o bom, o ruim e o feio. Então, reconheça que todos nós perdemos aspectos importantes de nossas vidas e saiba que seus sentimentos de luto são válidos.

2. Ajuste suas expectativas.

Uma vez que reconhecemos que experimentamos uma perda verdadeira, devemos levar algum tempo para pensar sobre como isso afetará nossa vida cotidiana e nos ajustarmos de acordo. Por exemplo, é provável que seus relacionamentos com amigos, família e parceiros possam estar mudando durante este tempo, porque todos estão se adaptando a um novo estilo de vida. Não podemos esperar que relacionamentos, empregos ou hábitos cotidianos continuem impecavelmente como se nada tivesse acontecido.

“Se agirmos como se tudo estivesse bem ou nada tivesse mudado, esperamos que nós mesmos e os outros continuemos atuando da mesma forma que antes”, explica Gerth. 'Expectativas irrealistas nos paralisam. Reconhecer nosso 'novo normal' nos libera para, em vez disso, dar um pequeno e imperfeito passo de cada vez. '

'O que mais importa agora não é a perfeição, mas sim continuar a progredir.'

Holly Gerth

Dê um tempo para você e para as pessoas em sua vida quando se trata de atender às expectativas que você tinha antes da pandemia. Todos nós estamos em uma curva de aprendizado, e a compaixão (com os outros e com você) é a chave para superar esse momento difícil.

3. Faça uma lista do que você perdeu.

Uma maneira de honrar de forma tangível o que você perdeu é fazendo uma lista das coisas que você perdeu na sua vida pré-pandemia. “Podemos ter vagos sentimentos de perda sem perceber o que realmente estamos perdendo”, explica Gerth. 'Ser o mais específico possível pode ajudar.' Quando identificamos o que realmente sentimos falta, podemos desempacotar Por quê sentimos falta e tentamos implementar novas formas de suprir essa necessidade em nosso dia-a-dia.

Por exemplo, Gerth recentemente celebrou seu aniversário de casamento e não foi capaz de comemorar saindo para comer com o marido como costumavam fazer. Em sua lista 'O que eu sinto falta', Gerth escreveu, 'Comemorando um dia especial em um restaurante.' No entanto, ela decidiu dar um passo para trás e pensar sobre o que tornou este evento significativo. Gerth descobriu que era passar um tempo intencional com o marido e criar uma nova memória que significava muito para ela - o que ela percebeu que ainda poderia fazer, apenas de forma diferente. O casal teve uma boa refeição em seu pátio e criou uma nova memória da mesma forma.

'Mudar nosso foco de como (ou seja, comer em um restaurante) para o porquê (ou seja, quero um tempo intencional com alguém que amo) pode nos ajudar a começar a encontrar novas soluções para nossas necessidades', explica Gerth.

4. Faça uma lista 'pronta' no final de cada dia.

Em vez de fazer uma lista de tarefas no início de cada dia, Gerth recomenda fazer uma lista de tarefas concluídas antes de ir para a cama. Esta é uma maneira concreta de lidar com os avanços positivos que você está dando em sua vida. “Em tempos difíceis, muitas vezes esquecemos o quanto ainda estamos realizando”, observa Gerth. 'Reconhecer pequenas vitórias e cada pequeno progresso pode nos motivar a continuar.'

Embora uma lista mais longa possa fazer você se sentir mais realizado, esta não é uma ferramenta para se envergonhar. Mesmo que haja apenas uma coisa em sua lista alguns dias ou que suas realizações sejam tão simples como 'Eu saí da cama', qualquer passo positivo é algo para se orgulhar durante esses tempos difíceis.

5. Escolha direções em vez de metas.

Em vez de estabelecer metas irrealistas, concentre-se no panorama geral, escolhendo as direções que deseja seguir em sua vida. Gerth explicou a diferença para nós: 'Uma meta diz, & apos Eu tenho que fazer tantas viagens de negócios quanto fiz no ano passado, & apos enquanto uma direção diz, & aposEu vou aprender e crescer em minha carreira. & Apos Mais uma vez, é sobre mudar o foco do como o porquê. '

Embora fazer viagens de negócios seja impossível no momento, provavelmente existem muitas outras maneiras de aprender e crescer em sua carreira. Da mesma forma, em vez de declarar uma meta como 'Vou ver meus pais três vezes por semana', você pode se concentrar na direção de seu relacionamento dizendo: 'Eu dedico tempo para nutrir meu relacionamento com meus pais.' Concentre-se no caminho geral que deseja seguir e poderá começar a dar os passos necessários para chegar lá.

Conselho de um terapeuta:

HelloGiggles também conversou com psiquiatras de adultos, crianças e adolescentes Dr. Leela R. Magavi , que ofereceu três dicas sobre como podemos sofrer totalmente antes de seguirmos para nosso novo estilo de vida.

1. Diga seus sentimentos em voz alta.

Verbalizando suas emoções pode tirá-los da sua cabeça e, por sua vez, torná-los mais compreensíveis. O Dr. Magavi recomenda dar voz ao que você está sentindo e, em seguida, escrever sobre essas emoções complicadas em um diário também. Colocar a caneta no papel e ver suas emoções escritas ajuda a identificar o que você está realmente experimentando, de acordo com o

garrafa de água que diz para você beber

2. Abra-se para seus entes queridos.

Embora você possa não estar em quarentena com membros da família, parceiros ou colegas de quarto, você ainda deve estar vulnerável com eles ao se comunicar, seja pessoalmente ou por telefone.

'Luto abertamente com a família e amigos pode ajudar aqueles que temem enfrentar suas emoções por conta própria', explica o Dr. Magavi. 'Se você não sofre, você vai se apegar a sentimentos de raiva, tristeza e negação ao realizar as tarefas diárias e ao falar com seus entes queridos.'

Gerth ecoou a importância de se abrir para as pessoas próximas a você: 'É importante ter pelo menos uma pessoa em nossas vidas a quem possamos dizer' não estou bem ', diz ela. 'Muitos de nós tentamos ser corajosos pelas outras pessoas em nossas vidas, mas ser corajoso não requer estar emocionalmente isolado. Admitir como realmente nos sentimos e pedir ajuda não é fraqueza, é sabedoria. '

Ao expressar como nos sentimos às pessoas em nossas vidas, podemos nos conectar com elas por meio dessa experiência compartilhada e, por sua vez, responsabilizar uns aos outros por compartilhar nossas emoções e trabalhar em prol de uma mudança positiva.

3. Crie três metas simples todas as manhãs.

Em vez de fazer uma lista completa de tarefas, o que pode ser opressor, o Dr. Magavi recomenda escrever três metas para o dia. Isso pode ser tão simples como preparar um almoço saudável, conectar-se com um amigo ou até mesmo ser gentil consigo mesmo. “Então, antes de dormir à noite, agradeça a si mesmo pelos objetivos que alcançou ou por qualquer pequena vitória do dia”, aconselha o Dr. Magavi.

Praticar a gratidão agradecendo a si mesmo e aos outros estimula o otimismo e a auto-estima, que leva a uma mentalidade mais positiva . Na verdade, um Estudo de 2015 feito pelo Berkeley College descobriram que escrever cartas de gratidão melhora muito a saúde mental.