O terno do deputado Andy Kim na foto de limpeza do Capitol era de uma liquidação da J. Crew. Agora pertence ao Smithsonian.

Seis meses após o ataque de 6 de janeiro ao Capitólio, o deputado Andy Kim disse que doou seu terno azul brilhante para o Smithsonian.

Quando o deputado Andy Kim vestiu um terno azul brilhante em 6 de janeiro, ele estava se sentindo bem com o dia.

Acordei com a notícia das vitórias na Geórgia, o democrata de Nova Jersey escreveu em um tweet de terça-feira . Decidi usar o terno azul. Comprei para ser um terno de festa, e pensei que melhor maneira de dar sentido ao terno do que usá-lo na confirmação do colégio eleitoral e depois na posse.

Então, uma multidão de apoiadores de Donald Trump invadiu o Capitólio, espalhou lixo pelo terreno, destruiu propriedades e interrompeu a certificação dos resultados da eleição presidencial de 2020. Logo, o terno de Kim ganharia um novo significado, conforme as fotos do congressista ajoelhado nele enquanto pegava o lixo na rotunda do Capitólio se tornassem virais.

Agora, Kim está doando o terno ao Smithsonian, ele anunciou na terça-feira, como um símbolo de esperança e resiliência e uma história de luz em um dos dias mais sombrios de nossa democracia.

Nunca esperei que o Smithsonian ou, francamente, qualquer pessoa encontrasse um significado no terno que usei em 6 de janeiro, mas as respostas - milhares de cartas e e-mails - mostram quantas pessoas estavam procurando por algo positivo depois daquele dia, disse Kim ao The Washington Post em um demonstração.

por que reality shows são tão populares

Valeska M. Hilbig, porta-voz do Museu Nacional de História Americana do Smithsonian, confirmou que o museu recebeu o processo, como parte de uma iniciativa de coleta mais ampla para continuar a avaliar agora e no futuro o que os historiadores e o público saberão sobre Jan 6, 2021.

Ela observou que outros materiais - como cartazes, placas e faixas - foram coletados após o cerco. Mas agora, ela disse, não há planos imediatos para uma exibição.

O anúncio de Kim veio exatamente seis meses depois que a multidão entrou no Capitólio. Cerca de 500 pessoas foram presas em conexão com o ataque, e a Câmara votou na semana passada para formar um comitê seleto para investigá-lo. Na terça-feira, alguns democratas , incluindo Kim, usou o aniversário para repreender os republicanos por bloquear os esforços para criar uma comissão bipartidária para investigar a violenta insurreição.

Ainda assim, enquanto Kim em seus tweets acusava os republicanos do Senado de tentar apagar o que aconteceu, ele também explicou como seu terno azul poderia ir de uma prateleira na J. Crew para uma possível exposição do Smithsonian.

O terno, disse ele, não era nada especial, uma compra em liquidação de férias.

Ele o comprou para a posse de Joe Biden, mas decidiu usá-lo logo - em 6 de janeiro, quando o Congresso votaria para certificar a eleição presidencial de 2020. Seria uma boa maneira de dar um significado à vestimenta, escreveu Kim na terça-feira.

Em vez disso, Kim passou seis horas naquele dia se escondendo com um funcionário do Rayburn House Office Building, enquanto a multidão se aglomerava no Capitol do outro lado da rua, disse ele Revista GQ em janeiro.

Um ex-policial preso após a rebelião de 6 de janeiro foi instruído a ficar longe de armas. Ele comprou 34, dizem os federais.

Depois que o prédio foi considerado seguro mais tarde naquela noite e os procedimentos retomados, Kim caminhou ao redor do Capitólio inspecionando os danos.

Havia lixo e entulho por toda parte, móveis e bandeiras quebrados, casacos e luvas, pontas de cigarro e chaves de carro, disse ele à GQ. Bandeiras trunfantes e pedaços aleatórios de comida. Havia alguma armadura corporal. Esta foi provavelmente a pior condição em que aquele quarto já esteve. Isso partiu meu coração - quase comecei a chorar.

Então, Kim começou a recolher o lixo. Assim como meu terno, o que eu fiz em 6 de janeiro em sua face foi normal, Kim escreveu na terça-feira. Eu vi uma bagunça e limpei. Eu queria consertar os erros daquele dia o mais rápido e tangivelmente possível.

Foi quando um fotógrafo da Associated Press capturou a agora famosa imagem.

Mas essa não foi a última vez que Kim usou o terno. Uma semana depois, ele disse, eu o usei quando entrei no plenário da Câmara para votar pelo impeachment.

O terno ainda tinha poeira nos joelhos de 6 de janeiro. Eu o usei para não ter dúvidas sobre a verdade do que aconteceu.

Após a votação, Kim jurou nunca mais usar o terno novamente. Eu até considerei jogá-lo fora. Isso só trouxe de volta memórias terríveis, Kim tweetou. Eu nunca poderia separar aquele processo dos eventos de 6 de janeiro. Eu escondi no meu armário como eu nunca mais queria ver novamente.

Mas nos dias seguintes, acrescentou, começou a receber cartões de pessoas que diziam que a imagem dele recolhendo lixo com o terno azul lhes deu uma sensação de resiliência e esperança.

você pode assistir um filme em 3D sem óculos

Mais tarde, em janeiro, o Smithsonian ligou e solicitou a ação, disse Kim. Honestamente, eu não estava pensando em como o dia seria lembrado, já que eu ainda o estava vivendo, Kim escreveu. Na verdade, após a ligação, tive que encostar na lateral da I-95, pois comecei a rasgar incontrolavelmente enquanto dirigia para casa. Eu ainda não estava [bem].

Imaginando como seria uma exibição da insurreição de 6 de janeiro, Kim disse que retrata vidros quebrados de portas estilhaçadas, bandeiras e placas rasgadas. Mas, disse ele, essas não são as únicas imagens do dia: Havia esperança e resiliência. A Polícia do Capitólio foram heróis que salvaram vidas. Colegas e funcionários mostraram bravura.

Então, ele concordou em doar seu terno.

O terno, entretanto, é apenas um símbolo, disse ele ao The Post. A imagem de mim limpando é tão poderosa quanto a nossa capacidade de terminar o trabalho, de entender por que os eventos daquele dia aconteceram e garantir que isso nunca aconteça novamente.