'Orange is the New Black' é um grande espetáculo. Também é importante para a saúde sexual.

Este artigo discute um tópico maduro. Nossos leitores de 17 anos e mais jovens são encorajados a ler isto com um adulto.

Recentemente, assisti de forma excessiva à nova temporada de Laranja é o novo preto , e acho que amei ainda mais do que a primeira temporada. Claro, os novos personagens, triângulos amorosos e drama são todos incríveis, mas o que eu realmente amo é a abordagem da série sobre os tópicos de saúde sexual e relacionamentos. Na coluna Ask Elizabeth deste mês, estarei abordando algumas das questões de saúde sexual e relacionamento inspiradas pela nova temporada de OITNB .

E lembre-se, se você tiver uma pergunta que gostaria de ver respondida nesta coluna, envie-a para mim em AskElizabeth@pp-la.org .

P: Mas, realmente, quantos buracos as mulheres têm lá embaixo?

Como vimos no OITNB No episódio “A Whole Other Hole”, muitos adultos ainda têm confusão sobre a anatomia feminina. ( Ou realmente, anatomia reprodutiva em geral .) Neste episódio, Taystee fica confuso sobre quantos orifícios são encontrados nos órgãos genitais femininos. Felizmente, Sophia tem as respostas e acaba conduzindo uma oficina, com pôsteres de anatomia e tudo, para as outras presidiárias.

Para recapitular: as mulheres têm três aberturas na área genital: o ânus, a abertura vaginal e a abertura uretral. A vulva, que é a parte externa dos órgãos sexuais femininos, inclui a abertura vaginal e a uretral. A vagina é o local onde o sangue menstrual e a secreção diária deixam o corpo. A uretra fica logo acima da abertura da vagina e é por onde a urina da bexiga deixa o corpo. O ânus está abaixo da abertura vaginal e é onde as fezes saem do corpo. Essas três aberturas não estão conectadas entre si.

Como Sophia comenta no episódio, é muito importante que todos conheçam o corpo. Está tudo bem se você não sabe os nomes exatos de certas partes ou as especificações de como elas funcionam, mas todos devem pelo menos estar familiarizados com a aparência, cheiro e sensação de seus corpos. Dessa forma, você saberá quando procurar um profissional de saúde se algo estiver diferente ou incomum.

P: O que acontece durante um orgasmo para as mulheres? Qual é a sensação?

Vemos muito sexo em OITNB , e muitas mulheres experimentando prazer, o que não vemos com frequência na mídia. No quarto episódio da 2ª temporada, Boo e Nicky têm uma competição para ver quem consegue fazer mais mulheres orgasmo.

O prazer sexual é a sensação que temos quando estamos excitados. Pode ser uma parte importante de nosso bem-estar físico e emocional geral. O orgasmo é o pico do prazer sexual. Geralmente acontece quando a tensão sexual aumenta até atingir um pico e é liberada por meio de uma série rápida de espasmos musculares agradáveis. O corpo também libera endorfinas durante o orgasmo que produzem boas sensações. A frequência cardíaca também bate mais rápido e a pele tende a ficar ruborizada.

Prazer e orgasmo são realmente diferentes para cada pessoa, e o que faz uma pessoa se sentir incrível pode não ser adequado para outra. É importante que cada pessoa saiba o que é bom para ela, seja sozinha ou com um parceiro. Algumas mulheres podem preferir a estimulação do clitóris, da vagina, do ânus, o ponto G , ou eles podem gostar que todos eles sejam estimulados. É importante que todos possam pedir a seus parceiros o que acharem mais agradável. A comunicação e o conforto desempenham um papel tão importante no prazer quanto a sensação física.

E lembre-se, o que vemos na mídia sobre o que as mulheres devem gostar nem sempre funciona para todos. É saudável e normal sentir prazer de maneiras diferentes, e cabe a cada pessoa descobrir o que é certo para ela.

Imagem em destaque cortesia da Netflix