Principal Mix Matinal Homem de Nova York acusado de crime de ódio em ataque asiático-americano que transeuntes assistiram sem ajudar

A polícia de Nova York prendeu um suspeito na quarta-feira no ataque brutal de uma mulher asiático-americana de 65 anos em Manhattan, que foi filmado na segunda-feira. O suspeito já está em liberdade condicional vitalícia por assassinar sua mãe, disse a polícia.

Brandon Elliot, 38, foi preso às 13h10 de quarta-feira em Manhattan, disse o NYPD em um comunicado divulgado ao The Washington Post, e acusado de agressão criminosa como crime de ódio. Elliot foi condenado por assassinato em 2002, WNBC relatado .

O ataque intensificou os apelos pelo fim dos crimes de ódio anti-asiáticos na cidade e gerou duras críticas a três transeuntes capturados em vídeo no saguão de um prédio de condomínio de luxo que testemunharam o ataque, mas não intervieram.

Não me importo com quem você é, não me importo com o que você faz, você tem que ajudar seu colega nova-iorquino, O prefeito Bill de Blasio (D) disse , chamando as ações dos espectadores de absolutamente inaceitáveis.

Os Estados Unidos não são estranhos ao racismo anti-asiático. Já em 1882, a Lei de Exclusão Chinesa proibiu a imigração chinesa por 10 anos. (Monica Rodman, Sarah Hashemi / The Washington Post)

A empresa que administra a torre do condomínio anunciou na terça-feira que os funcionários envolvidos no incidente foram suspensos.

A equipe que testemunhou o ataque foi suspensa enquanto se aguarda uma investigação em conjunto com seu sindicato, a Organização Brodsky escreveu em uma postagem do Instagram , que também observou que a empresa está tentando identificar um fornecedor terceirizado que também estava no local para que as medidas adequadas possam ser tomadas.

onde kobe bryant cresceu

O caso era um dos dois ataques a asiático-americanos em Nova York, que foram gravados em vídeo e divulgados na segunda-feira, no mesmo dia em que os líderes da cidade se reuniram no Brooklyn para pedir uma ação rápida para conter uma onda crescente de violência racista e ameaças.

Isso é absolutamente vil. Esses ataques contra os nova-iorquinos asiático-americanos devem acabar, Presidente do Conselho da Cidade de Nova York, Corey Johnson (D) disse no Twitter , com link para um vídeo do ataque à mulher. O ódio não tem lugar aqui e devemos sempre denunciá-lo quando o vemos.

Nas últimas semanas, asiático-americanos em Nova York relataram ter levado um soco nos vagões do metrô, cuspem e batem com canos de metal - um eco feio de uma tendência nacional que, segundo ativistas, ganhou força quando o ex-presidente Donald Trump usou termos racistas para vincular a pandemia do coronavírus à China.

O ataque de segunda-feira aconteceu pouco antes do meio-dia no bairro de Hell’s Kitchen, disse a polícia, enquanto a vítima não identificada caminhava pela West 43rd Street. A mulher estava indo para a igreja, WABC relatado , quando o atacante gritou F --- você, você não pertence a este lugar, e começou a agredi-la.

O homem deu um chute no estômago dela, jogando-a na calçada, e então bateu brutalmente em sua cabeça várias vezes.

O vídeo mostra um homem no saguão do prédio assistindo a todo o ataque. Aquele homem, que parecia estar amarrando uma pilha de caixas em um carrinho, olhou para fora das portas de vidro enquanto a mulher era repetidamente chutada na cabeça, mas não fez nenhum movimento para ajudá-la. Dois outros homens, que eram guardas de segurança de acordo com WABC , em seguida, caminhou em direção à entrada quando o agressor saiu e fechou a porta na vítima.

A mulher sofreu um grave ferimento físico, disse o NYPD, e foi levada para o Hospital NYU Langone, onde estava em condição estável.

Depois de pedir ajuda ao público para identificar o agressor, a força-tarefa contra crimes de ódio do NYPD anunciou a prisão de Elliot na manhã de quarta-feira. Ele foi condenado em 2002 por um violento ataque a sua mãe, Bridget Johnson, 42, de acordo com um relato do New York Daily News na época. A polícia disse que Elliot, então com 19 anos, a esfaqueou três vezes no coração com uma faca de cozinha, matando-a.

Não está claro quando ele foi libertado da prisão nesse caso.

O outro ataque na segunda-feira continua sem solução. Vídeo do incidente a bordo de um trem do metrô mostra um homem asiático com uma mochila sendo empurrado por outro passageiro, que então começa a socá-lo repetidamente no rosto. Por fim, o passageiro prende o homem em um estrangulamento, segurando com força seu pescoço até que ele desmaie no chão do trem.

O NYPD está ciente deste vídeo e está investigando, disse a Força-Tarefa de Crimes de Ódio do NYPD no Twitter na manhã de segunda-feira .

Autoridades municipais, ativistas e celebridades criticaram os vídeos nesta semana.

Isso é absolutamente nojento. Asiático-americanos pertencem a Nova York e são parte integrante de nossa cidade, tuitou Scott Stringer , Controlador da cidade de Nova York e candidato a prefeito. Temos que continuar a falar, temos que continuar a proteger nossos vizinhos AAPI e temos que agir imediatamente para #StopAsianHate .

Outros questionaram a aparente falta de ação dos espectadores no saguão no ataque à mulher de 65 anos.

Isso é desprezível. O ataque e a inação do guarda e fechando a porta para a vítima, tuitou atriz Gemma Chan .

A deputada Grace Meng (D-N.Y.), Que estava entre as autoridades que pediram o fim dos crimes de ódio anti-asiáticos na reunião em Brooklyn na segunda-feira, disse que o vídeo reforça uma profunda falta de empatia pelos asiático-americanos.

Deixamos de ser invisíveis e passamos a ser vistos como subumanos, Meng tweetou . Só queremos ser vistos como americanos como todo mundo.