Principal Mix Matinal O CEO da Netflix argumenta que o novo especial de Chappelle, criticado como transfóbico, é popular demais para cancelar

Em resposta às críticas de que o novo especial de Dave Chappelle é transfóbico, o co-presidente-executivo da Netflix em um memorando interno defendeu o comediante e disse que a plataforma de streaming não removerá The Closer.

O executivo, Ted Sarandos, citou a liberdade criativa como um dos motivos pelos quais a empresa pretende manter o programa online. A pressão para remover o especial da Netflix aumentou tanto de dentro quanto de fora da empresa por causa das piadas de Chappelle sobre a comunidade transgênero.

Sarandos escreveu que, embora algumas pessoas possam achar que o comédia stand-up seja mesquinho, nossos membros gostam disso e é uma parte importante de nossa oferta de conteúdo.

Chappelle é um dos comediantes de stand-up mais populares da atualidade, e temos um acordo de longa data com ele, acrescentou Sarandos no memorando obtido por notícia pontos de venda . Seu último especial ‘Sticks & Stones’, também polêmico, é nosso especial stand-up mais assistido, mais pegajoso e mais premiado até agora.

O memorando veio após a condenação de Jaclyn Moore, uma escritora transgênero que trabalhou no original do Netflix, Dear White People, bem como as críticas de Terra Field, um engenheiro de software transgênero da Netflix. Grupos de defesa, incluindo GLAAD e National Black Justice Coalition, também condenaram o especial e pediram sua remoção.

Durante sua rotina, Chappelle brincou sobre a genitália transgênero, disse que gênero é um fato e disse ao público que estava no time TERF, uma sigla para feminista radical transexclusiva . Ele também defendeu J.K. Rowling, a autora dos livros de Harry Potter, que foi criticada por fazer declarações transfóbicas. Chappelle foi criticado por brincar sobre a comunidade trans no especial anterior mencionado por Sarandos, Sticks & Stones.

Na terça-feira de manhã, cerca de uma semana após seu lançamento, The Closer foi o terceiro programa mais assistido na Netflix. Embora tenha recebido uma pontuação baixa do Rotten Tomatoes dos críticos, o público deu o especial uma pontuação de 97 de 100 .

Na semana passada, Moore, que também escreve para o Peacock’s Queer as Folk, escreveu no Twitter que Chappelle costumava ser um de seus heróis.

Mas ele disse que é um TERF, escreveu Moore. Ele comparou minha existência a alguém fazendo blackface.

Moore disse que acabou com o Netflix.

No mesmo dia, Field, o engenheiro de software da Netflix, criticou Chappelle em um tweet por caracterizar a comunidade como tênue. Nossa existência é 'engraçada' para ele - e quando nos opomos a seu mal, ficamos 'ofendidos', escreveu Field.

O que objetamos é o dano que conteúdo como este causa à comunidade trans (especialmente pessoas trans de cor) e MUITO especificamente mulheres trans negras, acrescentou Field.

A Lei da Igualdade é um passo positivo para a comunidade LGBTQ. Mas veio com uma reação rápida dos legisladores conservadores. (Monica Rodman, Sarah Hashemi / The Washington Post)

Dois dias depois de Field criticar publicamente o especial de comédia, ela foi suspensa por comparecer a uma reunião da qual não foi autorizada a comparecer, confirmou um porta-voz da Netflix ao The Washington Post.

Respondendo às preocupações de que a suspensão foi uma retribuição por criticar o especial, um porta-voz da Netflix disse em um comunicado: É absolutamente falso dizer que suspendemos todos os funcionários por tweetarem sobre este programa. Nossos funcionários são incentivados a discordar abertamente e apoiamos seu direito de fazê-lo.

Field não respondeu imediatamente a um pedido de entrevista na noite de segunda-feira.

The National Black Justice Coalition, um grupo de defesa dos direitos civis, disse em comunicado à CNN que a Netflix deve retirar imediatamente o The Closer de sua plataforma e se desculpar diretamente com a comunidade transgênero.

Da mesma forma, GLAAD, um grupo que defende a comunidade LGBTQ, tweetou semana passada que a marca de Dave Chappelle se tornou sinônimo de ridicularizar pessoas trans e outras comunidades marginalizadas.

Ele acrescentou que o público não suporta diatribes anti-LGBTQ de plataforma.

Em seu memorando aos funcionários, no entanto, Sarandos disse que o conteúdo do especial não viola a política da empresa. Não permitimos títulos da Netflix que visam incitar o ódio ou a violência, escreveu ele, e não acreditamos que The Closer ultrapasse essa linha.