Principal Mix Matinal Milhões de texanos ficaram sem aquecimento durante a noite em um clima frio: 'Uma situação de pesadelo'

Depois que temperaturas abaixo de zero cortaram a energia de seu apartamento em Houston, Jael Sanchez e Randy Castillo começaram a se sentir como se estivessem vivendo no fim do mundo. Sem aquecimento e sem fogão funcionando, o casal e sua filha de 11 anos se abaixaram em um quarto improvisado forte feito de quase uma dúzia de cobertores e fizeram o possível para esquentar latas de sopa em uma churrasqueira na neve. Um vizinho acendeu uma fogueira de lixo; outro usou um carro para abrir os portões eletrônicos que normalmente controlam quem pode entrar e sair do complexo.

Oito horas em Houston sem energia, e já estávamos tendo um apocalipse aqui, Castillo brincou pouco antes da meia-noite de terça-feira.

Naquela época, a interrupção na casa do casal havia durado cerca de 24 horas e a temperatura externa havia caído para 18 graus. Por dentro não estava muito mais quente, Castillo adivinhou, já que ele e sua família podiam ver sua respiração. E só esfriaria antes do amanhecer.

Ainda assim, o casal enfatizou, eles tiveram a sorte de ter equipamentos de acampamento, como faróis e carregadores de celular portáteis, para ajudá-los a passar uma das noites mais frias já registradas na região. Muitos outros em Houston - e em todo o centro dos Estados Unidos - se viram literalmente no escuro, isolados do mundo exterior enquanto se acomodavam em casas mal isoladas que não foram projetadas para um clima tão extremo. No final da noite de segunda-feira, mais de 4 milhões de famílias no Texas sozinhas não tinham energia devido a um conjunto catastrófico de circunstâncias que prejudicou a rede de energia do estado, e aqueles que tentaram buscar abrigo em outro lugar enfrentaram condições perigosas das estradas e exposição potencial ao coronavírus .

Estou tentando não pensar nisso, mas há uma chance de encontrarmos muitas pessoas mortas nos próximos dias, disse Sanchez ao Post.

Tempestade leva um golpe frio no meio da nação

homem é engolido por baleia

Na noite de segunda-feira, a polícia na área de Houston já havia dito pelo menos duas mortes provavelmente devido às temperaturas de congelamento. À medida que as interrupções se estendiam pela manhã de terça-feira, tornou-se aparente que os esforços de alguns texanos para se manterem aquecidos também os colocavam em perigo. Alguns optaram por passar a noite em seus carros com os motores funcionando, o que levou a advertências sobre o risco de inalação de gases tóxicos. E uma família suburbana de Houston tentou aquecer seu apartamento com uma churrasqueira a carvão, levando dois adultos e quatro crianças a serem hospitalizados com envenenamento por monóxido de carbono, de acordo com ONDULADO.

Muitas casas e prédios de apartamentos no Texas e em outras partes do Cinturão do Sol são construídos com isolamento mínimo, o que significa que os residentes não podiam contar com suas casas para ficarem aquecidas por muito tempo depois que a energia fosse cortada. Nas redes sociais, os texanos descreveram a tentativa frenética de reservar quartos em hotéis, apenas para descobrir que eles também faltou eletricidade ou eram já totalmente reservado.

Kevin Ramirez, um caçador de tempestades na área de Dallas, tweetou No final da segunda-feira, ele e sua família optaram por passar a noite amontoados orando em um armário no corredor que geralmente serve como abrigo contra tornados, já que parecia ser a parte mais quente da casa.

Entre em um quarto com sua família, agasalhe-se, coloque cobertores, fique aquecido, Juíza do Condado de Harris, Lina Hidalgo residentes aconselhados na segunda-feira, dizendo que era a melhor recomendação que ela poderia oferecer no momento.

Sanchez e Castillo seguiram esse conselho, fornecendo à filha livros para colorir e quebra-cabeças enquanto procuravam no Reddit dicas sobre como evitar que seus cachimbos congelassem. Enquanto se preocupavam com os vizinhos com problemas de saúde, eles imaginaram que sua família passaria a noite sem problemas se eles ficassem abrigados sob camadas de cobertores em sua cama king-size - apenas tentando engatilhá-la, como disse Sanchez.

Mas eles também sabiam que corriam o risco de ficar sem comida se o blecaute durasse muito mais tempo. Sem nenhuma maneira de usar o fogão elétrico, eles não podiam cozinhar a maioria dos mantimentos que estocavam. As prateleiras das lojas de bairro foram esvaziadas e um punhado de vendedores estava cobrando um braço e uma perna por suprimentos básicos, disse Castillo. Enquanto isso, as pessoas em toda a cidade estavam ficando desesperadas por refeições quentes e filmagens postadas pelo KTRK mostrou uma linha de cerca de 50 carros enrolado em torno de um Burger King na noite de segunda-feira.

Tanto Castillo quanto Sanchez expressaram choque e raiva pelo fato de tantas pessoas vulneráveis ​​na cidade terem sido deixadas à própria sorte sem aquecimento, luz, água quente, refeições quentes - ou mesmo acesso às notícias. (The Houston Chronicle e Austin American Statesman cada anunciado segunda-feira naquela eles eram incapaz de distribuir uma edição impressa devido à falta de energia - algo que não aconteceu em Houston, mesmo durante a inundação catastrófica do furacão Harvey em 2017.)

Embora incomum para a área, a onda de frio foi prevista com bastante antecedência, dando às autoridades bastante tempo para se prepararem, observou o casal.

Acho que vamos ficar bem, disse Castillo. Mas acho que veremos uma situação de pesadelo nos próximos dias.