A “Mulher Fenomenal” de Maya Angelou me apresentou ao amor-próprio

Eu li pela primeira vez 'Mulher Fenomenal' de Maya Angelou quando eu tinha 9 anos. Como ela cativou tantas pessoas com seu corpo quando o meu era uma fonte de tanta confusão?

Maya angelou Maya angelouCrédito: Jack Sotomayor / New York Times Co./Getty Images

Poeta brilhante e ativista dos direitos civis Maya Angelou teria completado 90 anos hoje, 4 de abril, e estamos comemorando seu legado na HG. Aqui, um colaborador explica o que a poesia de Angelou significava para ela.

Começamos a estudar o básico da poesia na quarta série. Nosso professor deu a cada um de nós três folhas de papel contendo um haicai, um soneto e uma obra de forma livre de um poeta cuja principal característica definidora era a propriedade de 13 gatos. Ela leu cada poema duas vezes - uma com os olhos fechados - e depois fez a mesma pergunta depois de cada um.

'Ok, classe ... como você se sentiu?'

Ouvi meus colegas fazerem conexões que estavam fora do meu alcance. Alguns relataram viagens anuais à praia e momentos de brincar na chuva. Um menino lembrou-se, detalhadamente, de uma pescaria com o pai naquele verão - uma memória desencadeada pelos peixes cintilantes que brilhavam ao longo do soneto. Todos pareciam memórias lindas, mas nada que se relacionasse com minhas experiências pessoais.

quão bem você conhece o quiz de seus amigos?

Para o dever de casa, tivemos que olhar através de uma pilha de livros de poesia , encontre um poema que gostaríamos de ler em casa e faça um desenho do que sentimos após a leitura. Imediatamente temi a tarefa. Minha primeira introdução à poesia não conseguiu suscitar qualquer resposta emocional em mim. Como eu deveria desenhar nada ? É isso que poesia era para mim?

Depois que a pilha de livros foi completamente invadida (houve uma corrida louca para as coleções do Dr. Seuss, é claro), eu selecionei Os poemas completos coletados de Maya Angelou .

por que Daenerys deixou cair seu anel
mayaangeloubeach.jpg mayaangeloubeach.jpgCrédito: Marlene Wallace / Getty Images

eu sabia nada sobre maya angelou , mas a foto dela na capa me cativou. Ela parecia que poderia ser uma das minhas tias favoritas.

Quando o horário escolar terminou e eu esperei minha mãe terminar seu dia de trabalho, folheei o livro até encontrar um poema que se destacou. Acabei caindo em “Mulher Fenomenal” e li 60 versos de uma mulher que se ama de forma completa e inequívoca.

Eu não entendi. Pelo menos, não no começo.

'Mulheres bonitas se perguntam onde está meu segredo. / Não sou bonita nem feita para caber no tamanho de uma modelo / Mas quando começo a contar a eles, / Eles pensam que estou contando mentiras. / Eu digo, / ... Eu sou uma mulher, / Fenomenalmente. '

Eu conhecia as “mulheres bonitas” que Angelou referia no início do poema. Eu fui para a escola com versões deles: petite, pele clara, cabelo perfeitamente longo, cacheado, personalidades efervescentes que os tornavam misteriosos mesmo em uma idade tão jovem. Mais alta, um pouco mais gordinha e muito mais intensa (obrigado, ansiedade!), Li os versos repetidamente, silenciosamente me perguntando se algum dia poderia aprender a entrar em uma sala com aquelas outras mulheres bonitas e possuí-la ao lado delas com a mesma facilidade.

'Eu entro em uma sala / Tão legal quanto você quiser / E para um homem, / Os caras se levantam ou / Caem de joelhos / ... É o fogo em meus olhos, / E o brilho de meus dentes, / O balanço em minha cintura, / E a alegria em meus pés. '

Quando cheguei em casa, peguei meu papel, lápis e giz de cera sem nenhuma ideia de como proceder. Eu poderia simplesmente ter escolhido outro poema, mas estava investindo demais em “Mulher Fenomenal”. Parecia que tia Maya estava tentando me contar um segredo.

meu namorado olha fotos sujas

Eu estava autoconsciente sobre tantas, tantas coisas. Como ela foi capaz de cativar tantas pessoas com seu corpo quando o meu era fonte de tanta confusão e insegurança?

Então eu mergulhei em suas palavras mais uma vez, como ela comandava uma sala com o passo de seu passo e a curva de seu lábio . Quando minha mãe veio me ver, mostrei a ela o poema e perguntei o que minha professora havia me perguntado: “Como você se sente com isso?”

“Orgulhoso,” ela disse simplesmente. “De você e de Maya.”

'Por que?'

“Porque amar a si mesmo é difícil”, explicou ela.

Foi quando eu entendi.

o que devemos fazer no nosso aniversário

A vitória de Maya Angelou não resultou de como os outros responderam positivamente a ela. Ela foi vitoriosa em como ela se abraçou tão plena e abertamente.

Eu não tinha ideia de como era acordar e não pensar em meus ombros largos, não pensar em como minha risada explodiu de forma desagradável em qualquer espaço. Mas eu sabia que minha mãe estava certa. O amor próprio era difícil. Se você pudesse experimentar, deveria celebrar.

mayaangelou.jpg mayaangelou.jpgCrédito: Scott Eells / Getty Images

Naquela noite, fiz um desenho meu (tentei, pelo menos) cercado por centenas de minúsculos corações. Certamente não foi a abordagem mais inovadora.

Ainda assim, ele incorporou o que eu queria ver um dia: uma encarnação de mim mesmo afogando-me positivamente no amor e na auto-aceitação.

Não consigo me lembrar bem de como articulei isso para minha classe na época - acho que disse algo no sentido de querer me amar do jeito que amava minha mãe e meu pai.

Lembro-me do sorriso radiante no rosto do meu professor, como se tivesse tropeçado em uma lição importante antes do previsto.

Vinte anos depois, ainda estou aprendendo como implementar e manter esse conhecimento do amor-próprio. Honestamente, talvez nunca o domine. Mas quero continuar aprendendo, o que é uma vitória por si só. Até hoje, “Mulher Fenomenal” me dá vontade de me desenhar enterrado sob mil minúsculos corações, metade deles inscritos com as palavras “Tia Maya”.