Principal Nacional Onda de calor sufoca grande parte da Costa Oeste em temperaturas de três graus

Onda de calor sufoca grande parte da Costa Oeste em temperaturas de três graus

LOS BANOS, Califórnia - Fazia 109 graus - e aumentando - na filial local da Biblioteca do Condado de Merced no início da tarde de sábado, um centro de resfriamento designado onde as pessoas estavam começando a aparecer para escapar do calor.

Muito quente, disse Alandra Lara, 38, a bibliotecária de plantão. Um alto-forno, uma vez que você sai do ar condicionado.

A enorme onda de calor que varre o Ocidente envolveu milhões de americanos em temperaturas de três dígitos, deixando cidades, hospitais e residentes lutando para lidar com os picos extremos. No final da tarde de sábado, as temperaturas atingiram 111 graus em Phoenix e 126 graus no Vale da Morte, Califórnia. Las Vegas empatou seu recorde histórico de 117 graus.

Recordes queimados enquanto o oeste dos EUA chia em meio a uma grande onda de calor

A última rodada de temperaturas escaldantes não é estranha, já que as últimas semanas foram repletas de calor extremo. O país teve o mês de junho mais quente da história, com uma temperatura média de quase 73 graus nos Estados Unidos contíguos, superando o recorde de 2016 em cerca de 1 grau, de acordo com a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional. Oito estados, incluindo Arizona, Califórnia e Idaho, relataram o mês de junho mais quente em 127 anos de manutenção de registros.

Ao todo, o país suportou calamidades climáticas de oito bilhões de dólares até agora este ano, de acordo com a NOAA. Eles incluem a seca contínua e as ondas de calor no oeste, bem como as tempestades de granizo de abril no Texas e as inundações de maio na Louisiana. Na semana passada, uma onda de calor de mil anos matou centenas de pessoas no noroeste do Pacífico e na Colúmbia Britânica, no Canadá.

Agora temos várias crises dentro de crises: uma pandemia covid-19, incêndios florestais históricos que nos deixaram com uma das piores qualidades do ar do planeta, uma tempestade de gelo histórica em fevereiro e agora um evento de vítimas em massa devido ao calor, disse Jennifer Vines, oficial de saúde do condado de Multnomah, que inclui Portland, Oregon. Estamos olhando para essa mudança climática como um vislumbre do novo normal.

Bombeiros mal pagos, orçamentos sobrecarregados: os EUA não estão preparados para incêndios alimentados por mudanças climáticas

O estado de Washington anunciou na sexta-feira medidas de emergência para proteger aqueles que trabalham ao ar livre, exigindo acesso a sombra suficiente e água potável fria, bem como intervalos a cada duas horas quando a temperatura ultrapassar 100 graus. Oregon aprovou regras semelhantes um dia antes.

O calor experimentado em nosso estado este ano atingiu níveis catastróficos, disse o governador de Washington, Jay Inslee (D), em um comunicado. O risco físico para os indivíduos é significativo, em particular aqueles cujas ocupações os envolvem ao ar livre o dia todo.

Os pronto-socorros no oeste estão relatando um aumento nas doenças e mortes relacionadas ao calor. Os médicos dizem que os americanos mais velhos e os sem-teto estão entre os mais vulneráveis ​​a temperaturas extremas. O risco, dizem eles, é particularmente agudo este ano, dadas as taxas crescentes de desabrigados durante a pandemia do coronavírus.

Ainda estamos vendo os impactos remanescentes de uma grande onda de calor no final de junho, disse Steve Mitchell, diretor médico do Departamento de Emergência do Harborview Medical Center em Seattle. E não são apenas doenças relacionadas à temperatura. O calor também torna tudo pior: problemas pulmonares e cardíacos, especialmente em adultos mais velhos.

Funcionários da Missão de Resgate de Phoenix, que apóia a população desabrigada local, oferecem água fria e caronas para centros de alívio de calor para pessoas e famílias nas ruas.

Esta onda de calor é significativa porque é uma das muitas que já tivemos neste verão, disse o porta-voz Ryan Brown. Quando você tem onda de calor após onda de calor, isso realmente aumenta e fica muito perigoso.

fumar em South Lake Tahoe hoje

Se você é pobre, fica ainda mais quente durante a onda de calor

O governador Gavin Newsom (D) pediu nesta semana aos residentes e empresas na Califórnia que reduzam seu consumo de energia enquanto o estado enfrenta altas temperaturas e incêndios florestais que crescem rapidamente. A operadora da rede elétrica do estado pediu aos residentes que ajustassem seus termostatos para pelo menos 78 graus , evite usar aparelhos principais e desligue as luzes desnecessárias.

O mercúrio já havia atingido 99 graus por volta das 10:15 da manhã de sábado no Vale Central da Califórnia.

James Schmidt estava sentado em seu carro estacionado à sombra de densas árvores e arbustos, bebendo de uma garrafa de plástico na ponte Old La Grange Road sobre o rio Tuolumne, que, como muitos rios e riachos próximos, está mais baixo do que o normal devido à seca extrema . O carpinteiro de 27 anos de uma construtora em Modesto diz que está calor demais para trabalhar.

Não há nada a fazer a não ser sentar em casa e se sentir infeliz, disse ele.

Ele dirigiu até o rio na esperança de se refrescar com um mergulho. Ele caminhou pela ponte de treliça sem sombra e olhou para a água rasa. Ele disse que nos últimos verões saltou das vigas mais altas da ponte. Nesse dia ele decidiu não pular de jeito nenhum.

Mark Kreidler relatou de Sacramento, e Guy McCarthy de Waterford, Califórnia. Matthew Cappucci contribuiu para este relatório.