Principal Nacional Ele matou 2 com bombas de pacote em torno de Austin, disse a polícia. Novo vídeo mostra seu fim ardente.

O terror que varreu Austin por três semanas em março terminou como começou - na explosão de uma bomba feita à mão.

A polícia diz que Mark Anthony Conditt matou duas pessoas e feriu outras quatro em cinco atentados. A cada incidente, as autoridades usando vídeo de vigilância e dados de celular se aproximavam de seu paradeiro.

Quando os oficiais da SWAT da Austin o rastrearam até um hotel antes das 2 da manhã do dia 21 de março, ele acelerou em direção a Round Rock, ao norte de Austin. A polícia perseguiu enquanto um helicóptero da polícia zumbia acima, com sua câmera infravermelha apontada para Conditt, vídeo divulgado na sexta-feira.

Conditt desvia para evitar uma van da polícia na frente dele em uma estrada em frente a uma rodovia. Outra van da polícia bate no SUV de Conditt para pará-lo.

Um oficial com equipamento tático salta e bate na janela do passageiro três vezes, possivelmente com a coronha de seu rifle. Um clarão branco irrompe e as chamas saem da janela do motorista. O oficial salta para trás.

'Houve uma explosão, houve uma explosão dentro do veículo, disse um membro da tripulação do helicóptero.

Outro oficial, cobrindo seu colega, apenas se retrai brevemente. Ele vira sua arma para o lado do motorista enquanto pelo menos seis policiais convergem para o veículo fumegante em segundos.

Conditt foi morto na explosão e um policial ficou ferido na explosão, disse o chefe de polícia de Austin, Brian Manley, depois. A polícia disse que um policial também atirou em Conditt, mas o vídeo não mostra claramente um tiroteio.

Pacotes explosivos afetam as tensões latentes sobre a segregação racial de Austin

Os atentados começaram em 2 de março com a explosão de um pacote-bomba que matou Anthony Stephan House, 39, pai de uma filha. A polícia inicialmente disse que pensava que era um incidente isolado.

Então, 10 dias depois, uma explosão matou Draylen Mason, um jovem de 17 anos que ia para a faculdade, conhecido por sua paixão pela música. A mãe de Mason também ficou ferida. Horas depois, uma terceira bomba explodiu, ferindo Esperanza Herrera, uma mulher hispânica de 75 anos que visitava sua mãe.

As autoridades disseram que estavam considerando se pelo menos algumas das vítimas eram alvos por causa de sua raça. Os parentes também se perguntaram se alguma conexão familiar desempenhou um papel: o padrasto de House é amigo do avô de Mason, Norman, e ambos são figuras proeminentes em uma igreja negra local.

Esses atentados ocorreram no lado leste de Austin, onde vivem muitas famílias negras e latinas.

Seis dias depois, dois homens brancos foram feridos por uma bomba tripé na cidade no sudoeste de Austin, preocupando os investigadores que disseram que a mudança em direção a um ataque aleatório e novos dispositivos acionadores sinalizaram sofisticação e complicaram a caça ao homem.

Mas uma detonação prematura em uma instalação da FedEx no Texas e um pacote-bomba interceptado ajudaram a levar os investigadores a Conditt.

Conditt deixou um vídeo de confissão de 22 minutos em seu celular, no qual ele admitiu os atentados, de acordo com as autoridades.

Seus motivos não eram claros, assim como ele silenciosamente se tornou um fabricante de bombas proficiente. As autoridades disseram que a mensagem não apontava para quaisquer indícios de terrorismo ou ódio.

Mark Berman, Eva Ruth Moravec, Meagan Flynn e Kristine Phillips contribuíram para este relatório.

Consulte Mais informação:

Imagens de vigilância e dados de celulares levaram à derrubada do bombardeiro de Austin, dizem as autoridades