Principal Nacional O juiz Chauvin admoesta os legisladores depois que o Rep. Waters disse que os manifestantes deveriam ser 'confrontadores' se o veredicto não for culpado

O juiz no julgamento do ex-policial de Minneapolis Derek Chauvin na segunda-feira advertiu os políticos por fazerem o que ele chamou de comentários irresponsáveis ​​e desrespeitosos sobre o caso, já que os jurados foram enviados para deliberar sobre um caso que já abalou o país.

anderson cooper grande las vegas

Os comentários do juiz Peter A. Cahill foram provocados pelos comentários da Rep. Maxine Waters (D-Calif.) No fim de semana durante um comício no Brooklyn Center, Minnesota, onde ela disse que se Chauvin fosse considerado inocente da morte de George Floyd, os manifestantes deveriam fique nas ruas, torne-se mais ativo e seja mais confrontador.

Os republicanos destacaram os comentários de Waters como tendo potencial para levar à violência, mas também enfrentaram acusações de hipocrisia por sua falta de ação por causa dos frequentes comentários inflamados do ex-presidente Donald Trump ou por membros de seu próprio partido que foram acusados ​​de incitar. violência.

O assunto entrou no tribunal depois que o júri saiu para iniciar suas deliberações na tarde de segunda-feira, após três semanas de depoimentos de dezenas de testemunhas.

O advogado de Chauvin, Eric Nelson, pediu a anulação do julgamento, contestando, entre outras coisas, as declarações de Waters, que ele argumentou que tiveram o efeito de ameaçar e intimidar o júri. Ele acrescentou que a ampla cobertura da mídia que o julgamento recebeu também pode ter influenciado os 12 jurados - e dois suplentes - que decidirão se Chauvin é culpado da morte de Floyd.

Cahill admitiu que Waters pode ter apresentado os fundamentos da defesa em um recurso que pode resultar na anulação de todo o julgamento.

Ele guardou suas palavras mais duras para os governantes eleitos que disse estarem falando sobre o caso de forma desrespeitosa ao Estado de Direito e ao Poder Judiciário.

Entrevista de Anderson Cooper com o prefeito de Las Vegas

Eu acho que se eles querem dar suas opiniões, eles devem fazê-lo de uma forma respeitosa e consistente com seu juramento à Constituição, de respeitar um ramo igual do governo, disse ele.

O fracasso deles em fazer isso, eu acho, é abominável.

Por mais infeliz que Cahill tenha achado os comentários, ele disse que isso não prejudicou o júri, acrescentando que a opinião de uma congressista realmente não importa muito de qualquer maneira. Ele negou o pedido de anulação do julgamento da defesa.

De acordo com o advogado de direitos civis David Henderson, a defesa há muito argumenta que forças externas estão influenciando o júri e o veredicto.

Mas Cahill fechou porque, em sua opinião, haverá forças externas e cobertura do julgamento e não há como evitá-lo, disse Henderson. E que não há indicação clara de como isso influenciaria indevidamente a deliberação do júri.

Ele acrescentou que o comentário de Cahill sobre o recurso foi deixado escapar mais como uma frustração em relação a Waters e os políticos.

negro é um palavrão

Henderson disse que se Chauvin for condenado, a defesa provavelmente irá apelar do veredicto por vários motivos, um deles sendo a recusa de Cahill em conceder a anulação do julgamento com base nos comentários de Waters.

Nesse caso, disse ele, um tribunal de apelação revisaria a decisão de Cahill e provavelmente negaria a ação com base no que é chamado de abuso de discrição, o que significa que iria adiar para Cahill, com base na suposição de que os juízes estão em melhor posição para tomar decisões e ter mais conhecimento sobre o caso.

Portanto, é improvável que o julgamento seja anulado, acrescentou Henderson.

A deputada Maxine Waters (D-Calif.) E o presidente Biden estavam entre os vários legisladores que falaram sobre as consequências potenciais do julgamento de Derek Chauvin. (The Washington Post)

Waters não respondeu imediatamente a um pedido de comentário, mas a deputada disse à CNN que sua referência ao confronto foi feita no contexto da história não violenta do movimento dos direitos civis, alegando que todo o movimento dos direitos civis é o confronto.

Quando pressionada pelos repórteres sobre os comentários do juiz de que suas observações poderiam ser motivo para apelação, ela disse: Oh não, não, eles não o fizeram, relatou a CNN.

Fora das implicações legais sobre o caso, os comentários de Waters geraram reações de ambos os partidos políticos.

Na segunda-feira, enquanto os republicanos destacavam os comentários de Waters como tendo potencial para levar à violência, a presidente da Câmara, Nancy Pelosi (D-Califórnia), defendeu a congressista, argumentando que ela não deveria se desculpar por seus comentários, pois ela não estava incitando a violência, mas sim falando sobre confronto à maneira do movimento pelos direitos civis, disse Pelosi.

steve bannon donald trump twitter

Eu mesmo acho que devemos seguir o exemplo da família George Floyd. Eles lidaram com isso com grande dignidade e sem ambiguidade ou falta de - má interpretação por parte do outro lado, disse ela.

Por mais indignados que estejamos com sua morte, oremos para que a verdade prevaleça e honre a memória de George Floyd, disse Pelosi em uma declaração anterior marcando os argumentos finais do julgamento.

Os republicanos criticaram os comentários anteriores de Waters, incluindo quando ela pediu às pessoas que confrontassem os funcionários do governo Trump quando fossem vistos em público.

Se você vir alguém daquele gabinete em um restaurante, em uma loja de departamentos, em um posto de gasolina, você sai e cria uma multidão e os empurra de volta, disse ela em 2018.

Trump procura manter a atenção focada em Maxine Waters, chamando-a de 'a cara dos democratas'

Waters respondeu dizendo que estava encorajando protestos pacíficos e não violência.